Eu Não Quero Voltar Sozinho [Curta]


Fantástico curta que conta a história de um adolescente de 15 anos que como todo garoto da sua idade está passando por transformações. O que me chamou mais atenção no curta, foi que como dois temas muito delicados são tratados com leveza e naturalidade. Pensando que o público alvo do curta são realmente adolescentes, a linguagem e a sutileza que os assuntos são tratados são de suma importância para que se alcance o objetivo desejado. O curta pode ser exibido em sala de aula e é uma ótima ferramenta para um debate franco e eficaz para se obter uma educação inclusiva e sem preconceitos.

Amor e Anarquia


Assisti recentemente Amor e Anarquia (Itália, 1973), de Lina Wertmüller, e fiquei enamorado – literalmente. Deu até vontade de chegar para a diretora, dar-lhe um abraço e dizer: muito obrigado!
Amor e Anarquia é de uma beleza espetacular, a qual está presente desde o figurino até os diálogos desconcertantes. De Wertmüller já havia assistido um outro clássico, Mimi, O Metalúrgico, que, a meu ver, apresenta uma das melhores representações cinematográficas da cooptação política dentro do capitalismo. Após este primeiro contato com a cineasta fiquei interessado em conhecer outras obras suas. Foi ai que encontrei, dentre outros, Pasqualino Sete Belezas e Amor e Anarquia, tendo visto, por enquanto, apenas o último. Um texto tão pequeno como este é incapaz de abarcar todas as sutilezas de Amor e Anarquia, entretanto, fica o esforço de mostrar em linhas gerais sua temática, que a meu ver é mais atual do que nunca.

Dossiê Rê Bordosa [Curta]

Fama? Ego inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram o cartunista Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação?

Rê Bordosa foi um dos personagens de cartum que abriram minha mente para o lado sujo e escroto da sexualidade. "Alcoólatra, ninfomaníaca, desbocada e desprovida de bom senso", preciso falar mais alguma coisa sobre essa maravilhosa personagem? Amigos, estou falando de uma personagem que virou ícone da liberdade sexual durante a ditadura militar.

Revisitando a obra o cartunista Angeli, vi que produziram um curta-metragem sobre a Rê Bordosa ou sobre os motivos que levaram o Angeli matá-la... Foi uma grata surpresa, o curta é uma animação feita com bonecos de massinha e stop motion, um roteiro de suspense documentário baseado em entrevistas de cartunistas e pessoas ligadas ao Angeli além do ponto alto do curta que são as entrevistas dos outros personagens do Angeli. Divirtam-se.
   





Dossie Re Bordosa from Coala Filmes on Vimeo.


direção e animação
CESAR CABRAL