O Juiz (The Judge)


The Judge (O Juiz) é um filme estadunidense de drama da Warner Bros lançado em 16 de outubro de 2014, dirigido por David Dobkin, estrelado por Robert Downey Jr. e Robert Duvall, de 83 anos. Das principais críticas negativas que andou recebendo da mídia internacional, está o demorado desenrolar da relação conflituosa entre pai e filho protagonizada pelos dois atores acima citados. Não é pra menos! O drama possui exaustivas 2h21 min. de duração. Isso, atrelado aos sucessivos desentendimentos entre os Roberts, deve gerar, sem dúvidas, um cansaço intenso no espectador. No entanto, o filme vai além dessas falhas.

"Sabe o que é mais destrutivo que bombas nucleares? Palavras". Sobre o polêmico A ENTREVISTA (The Interview)


Numa solenidade marcada por um teste de lançamento de um míssil, uma adorável criança norte-coreana pega o microfone e começa a cantar um hino que deveria exaltar o povo de sua nação e comemorar aquele feito. Diante de milhares de norte-coreanos, ela, de expressão feliz, começa:

"Nosso amado líder e sábio. Ele é gentil, bondoso e forte.
Desejamos a ele felicidades, paz e amor.
E a única coisa que desejamos mais do que isso...
É que os Estados Unidos explodam em uma bola de fogo.
Sejam eles condenados à fome, e a mendigar.
E que sejam devastados por epidemias.
Que fiquem desamparados, pobres, tristes e com frio!
Eles são arrogantes e gordos!
Eles são estúpidos e perversos.
Tomara que se afoguem no próprio sangue e fezes.
Morra América, morra!
Oh, você não vai morrer?
Isto encheria meu pequeno coração de felicidade.
Que suas mulheres sejam estupradas por feras selvagens.
E os filhos forçados a assistir ".

The Interview (A Entrevista) se encaixa no gênero de comédia política. É uma produção norte-americana de 2014, dirigida por Seth Rogen (que também atua) e Evan Goldberg, e tem roteiro escrito por Dan Sterling. Para além de toda a polêmica criada em cima de sua divulgação, The Interview exagera na representação das culturas, sendo uma comédia escrachada, superficial e comum. Com algumas passagens engraçadas e outras exageradamente desnecessárias (como o exemplo do hino acima), representa para este que vos fala uma produção extremamente banal, de conteúdo frágil e piadas pouco inteligentes (acredito que eles não estivessem preocupados com qualquer elaboração mais sofisticada mesmo). Encontrou claramente uma sobrevida supervalorizada na repercussão negativa que ganhou a partir de inúmeros grupos da sociedade. Diferentemente do que se pode acreditar, os elementos de todo o sarcasmo presentes na trama também atingem os Estados Unidos, mas fixam-se particularmente de maneira exaustiva na ditadura norte-coreana. E esse é um aspecto importante.