Sessão Curtas enCena #1

Sessão Curtas enCena #1
Estou começando uma nova sessão no blog. Curtas enCena, tem como objetivo a divulgação de curtas metragens do Brasil e do mundo. Vez ou outra irei postar um separadamente para analisá-lo. Veja o que já foi postado de curtas no blog Sociedade enCena http://migre.me/5SlPx.  A sessão sempre sairá aos sábados, você também pode mandar sugestões para sociedade.encena@live.com ou pelo nosso twitter @Socio_enCena. Por hora divirta-se com cinco curtas de animação divertidíssimos.

Road's End- A Short by Bri Meyer


 

Ringling Thesis 2010 - "dilla"


 

This Side Up - A Short Animation by Liron Topaz


 

The Monk & The Monkey (HD + Sub)


 

Swing

Rápida Vingança


O filme Rápida Vingança (originalmente, FASTER), protagonizado por Dwayne “The Rock” Johnson, dirigido por George Tillman Jr. e roteirizado por Joe Gayton e Tony Gayton, é a típica produção que, num primeiro momento aos olhos de qualquer amante do cinema em sua forma clássica, pode ser observada ou descrita como um “clichê” ou um “mais do mesmo”. De fato, a obra cinematográfica é realmente um chavão da produção fílmica, mas possui seus traços singulares e instiga e prende o telespectador com uma trama bem trabalhada, envolvendo drama, mortes impactantes, vingança (obviamente) e muita ação, aspectos convenientes e quase sempre presentes nas criações estreladas por The Rock.

Rápida Vingança conta a história de Driver (The Rock), um antigo ladrão que fora traído por um grupo de comparsas após uma ação assaltante a um banco, quase morto e recluso sob uma pena de 10 anos, onde passou a arquitetar o grande projeto de desvendar quem matara seu irmão, também envolvido no plano falido; e é aí que se toma sentido a “vingança” tão exaustivamente ressaltada no longa. Neste caminho, o filme possui em seu decorrer uma série de flashbacks que tentam indicar uma explicação lógica para sua cena inicial, onde Driver já se encontra sendo liberto da cadeia, pensando em castigo para os que o traíram. A partir deste ponto, podemos refletir sobre a teoria da vigilância e punição discutida com imensa propriedade pelo filósofo francês Michel Foucault, em seu Vigiar e Punir, e podemos também constatar sua inaplicabilidade institucional, no caso do condutor personagem principal da produção, o que influencia decisivamente os acontecimentos. Deteremos-nos a isso mais adiante.