CASHBACK e o tempo irreal


Em meio a tantos outros filmes que primam pela qualidade técnica de seus efeitos, venho apresentar um filme que por vezes hesitei em escrever sobre, talvez por me achar incapacitado de expor tamanha complexidade, mas hoje resolvi colocar para fora o que vi em Cashback, ou parafraseando uma fala do protagonista: quando assistir, eu não somente o vi, mas o senti.
Vamos à sinopse. Um estudante de arte (Ben Willis), interpretado por Sean Biggerstaff, após um doloroso fim de relacionamento, percebe-se com insônia. Sem conseguir dormir - e com muito tempo de sobra -, ele resolve arrumar um emprego no turno da madrugada em um supermercado. Justamente por ser um horário dispendioso, o tédio e a contagem dos minutos são os principais rivais. Assim, cada um dos colegas de trabalho de Ben possui a sua forma de combatê-los. Talvez pelo excesso de criatividade, talvez por ser um talento real, Ben consegue parar o tempo, podendo andar contemplativo pelos corredores e deixando a sua imaginação fluir naturalmente.

Um Conto Chinês

O filme ‘Un Cuento Chino’ (Um Conto chinês), coprodução Argentina/Espanha, conta a história do encontro inusitado e completamente por acaso de Roberto (Ricardo Darín), um vendedor de ferramentas; com Jun, um chinês perdido na Argentina que está à procura de um tio.
Roberto não se acostuma com gente, leva uma vida de manias... E ao se vê obrigado a hospedar Jun enquanto este não encontra o tio, ele o faz contrariado. A relação de incomunicabilidade entre os dois se deve tanto à estranheza de idiomas como à convivência forçada, de completo desajuste.
Na China, Jun era um artesão que trabalhava pintando brinquedos e estava prestes a casar. No entanto, ele perde a noiva, morta por uma vaca que caiu do céu (da mesma forma que Jun ‘despencou’ na vida de Roberto). Depois disso, resolve ir atrás do único membro vivo de sua família, o tio que mora na Argentina, tendo apenas um endereço.
Roberto se esforça para afastar as pessoas. É um veterano da Guerra das Malvinas que ao voltar para casa depois da derrota para a Inglaterra, vê que seu pai morreu às vésperas da sua chegada. E assim como esse episódio da sua vida, coleciona outras notícias que segundo ele comprovam como a vida não faz sentido... Entre elas, aquela de uma perseguição a contrabandistas de vacas na China que acaba causando uma pane na aeronave usada para transportar as vacas, de onde escapam algumas delas em pleno voo.