A incrível história de Adaline




Você, alguma vez, já se perguntou como seria se você não envelhecesse?

O filme dirigido por Lee Toland Krieger ajuda a responder essa questão sob o ponto de vista de uma mulher: Adaline. Que aliás melhor ponto de vista não poderia ter sido escolhido para tratar das questões que este filme convida a reflexão.

‘A incrível história de Adaline’ retrata o drama de mulher que, até os 29 anos, levava uma vida familiar com marido e uma filha, mas ao sofrer um acidente e, por uma combinação de eventos desconhecidos na época, em 1937, torna-se imune aos martírios físicos que o tempo produz. Desde então ela não envelhece. À primeira vista este é o sonho de todos aqueles que, como os alquimistas, buscam a juventude eterna.

Porém, o filme põe a baixo todo romantismo que existe nas lendas sobre a juventude eterna. Como seria ver sua filha envelhecer? Como seria manter contato, de todas as naturezas, sejam românticos, amizades ou profissionais, com diferentes pessoas? E, do ponto de vista das obrigações de cidadão, como seriam resolvidos os conflitos? A ciência não se interessaria em estudar esse fenômeno e transformaria quem tivesse esse ‘dom’ em objeto?
Mas, principalmente, como seria não ter futuro?

O drama busca uma das possíveis respostas para essas questões. Adeline, ao descobrir que não pode ser afetada pelo passar dos anos, impõe-se uma dinâmica de vida diferente do resto dos mortais. Além de falsificação de documentos, ela impõe-se barreiras psíquicas que impedem-na de estabelecer relacionamentos duradouros. O mais interessante são os contatos mais próximos que ela estabelece, além da filha e um cachorro, ela mantém amizade com uma senhora cega.


Como questão de fundo, a personagem acompanha as transformações que ocorrem na cidade por mais de um século. Por ter vivido vários eventos que marcaram a história e ser portadora uma memória formidável, isso lhe concede algumas vantagens: investimentos a longo prazo, conhecimentos, desde os mais regionais aos de escala mundial, de acontecimentos marcantes, entre outros.

O filme retrata ainda os sofrimentos psíquicos quando ela estabelece uma relação de amor romântico e todas as consequências. Ao final... bom, paro meus comentários por aqui, além de ser deselegante contar o final do filme, tira a surpresa que este filme traz em seu enredo.

Confira o Trailer


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »