Eternal Sunshine of the Spotless Mind

1088 O “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” é um filme complexo. Sentimentos, decisões, questionamentos, defeitos, qualidades e uma dor envolvendo pessoas que decidiram apagar da mente algo quase impossível: as lembranças de um amor. A história de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) desperta sensações estranhas, fazendo-nos entrar em um momento de reflexão. Patrick é mais um envolvido nessa história nada tranquila. Ele é um assistente da clínica que ‘’apaga lembranças’’ e que durante a seção com Clementine se apaixona por ela, decidindo assim usar os arquivos pessoais do ex de Clem (como é carinhosamente chamada por Joel), para fazer ela se apaixonar por ele. Um ‘triângulo amoroso’ é formado e os conflitos aumentam. Após ter sido ignorado, Joel procura um casal de amigos, o qual pede ajuda e seu amigo não aguentando ver seu sofrimento, alerta Joel para o que aconteceu. O ‘’ex-amor’’ de Clem decidiu, então, fazer o mesmo que ela. Mas durante o processo algumas coisas mudam. A luta para permanência do que é verdadeiro começa.


A mente é submetida a fraquezas, como o medo, por exemplo. Sentimentos, questionados são, e questionados permanecem, pois as perguntas com relação a eles geram respostas, perguntas e poucas sensações podem ser definidas de maneira objetiva. O que é verdadeiro pode ser destruído, claro que pode. Mas aí as pessoas teriam que compreender a própria essência ao invés de procurar no outro as respostas para si.
 
Outro ponto forte é a questão de que o verdadeiro é inquestionável. O amor não pode ser alterado pela ciência e ainda se fosse possível, uma lacuna de dor e confusão iria existir. O filme retrata o desejo de muitas pessoas, que é o de poder apagar determinadas lembranças. Seria fácil poder clicar ‘ctrl+z’ e desfazer da memória as lembranças ou um ‘delete’ para o coração e assim apagar os sentimentos. Seria automático. Esses artifícios seriam usados com uma frequência assustadora, fazendo a vida perder o sentido. Ao assistir a Eternal Sunshine of the Spotless Mind pude refletir profundamente e questionar-me tentando descobrir o que é melhor: viver sem esquecer ou simplesmente acreditar na facilidade desejando assim poder esquecer a dor e viver uma vida controlada e ‘’feliz’’? O tempo passa, a tecnologia avança e a comodidade aumenta no mesmo nível. Um dia inventaram corações de chumbo e mentes a prova de qualquer pensamento sentimental. Os tais humanos robôs da nova geração.
 
A definição é marcante. O brilho eterno de uma mente sem lembranças é um filme que pode ser assistido muitas vezes, em momentos variados e ainda assim não perderá o real sentido. O sentimento de ter assistido um filme como esse é o melhor. É admirável se auto questionar e mudar.
 
Nietzsche é citado algumas vezes e uma das citações feita pela atriz Kirsten Dunst é a seguinte: ‘’Abençoados sejam os esquecidos, pois tiram o melhor dos seus equívocos’.’ De fato é algo sensacional, você pode esquecer-se de algo sem nenhum tipo de intervenção cientifica. Esquecer-se de lembrar ou lembrar-se de esquecer. Friedrich dizia que o homem tinha algumas ‘’virtudes’’, as quais poucos as tinham. Esquecer naturalmente deveria ser uma delas, pois segundo o filósofo alemão a vida pertence aqueles que modificam atitudes, aprendem a passar por cima do orgulho e amenizam as dores de uma maneira compreensiva.
 
Por fim, o filme mostrou que o diálogo do sentimento não é só estabelecido entre duas ou mais pessoas, ele é único, fundamental e precioso quando estabelecido com apenas uma; o próprio ‘’eu’’.

Clariza Santos

"Tudo o que te faz mal e você ama, algum dia vai te matar, de alguma maneira"

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »