O espetacular Homem-Aranha: a história não contada(?)

★★ (Regular)

E acabou de estrear no cinema o reebot de um dos super heróis mais humanos de todos, Homem-Aranha. Dirigido por Marc Weeb (500 dias com ela) o novo filme não traz nada de novo em relação a anterior franquia datada de 10 anos atrás, no entanto consegue ser sumariamente superior naquilo que foi proposto, sem muitas surpresas, ou seja, quem assistiu a trilogia sabe exatamente como o filme vai começar e como ele vai terminar, os spoilers desse filme são os três filmes anteriores.
E o que "O espetacular Homem-Aranha" traz de tão espetacular? Bom, em termos de gráficos 3D, nada. O 3D é praticamente inexistente, tanto em termos de profundidade, quanto em termos de "coisas jogadas em nossa cara". A primeira metade do filme é focado na vida de Peter Parker e no seu relacionamento amoroso, e é exatamente aqui que vemos a mão do diretor Marc Webb, muito pela semelhança com seu filme mais cultuado, a saber, 500 dias com ela. O diálogos com olhares e sem quase nenhuma fala só pelo contexto amoroso da interpretação dos atores, são maravilhosos e talvez seja o relacionamento mais real e convincente do todos os filmes de super-heróis até hoje. O entrosamento entre os personagens Peter Parker (Andrew Garfield)  e  Gwen Stacy (Emma Stone)  consegue ser real, muito devido o entrosamento entre os atores e por ser muito bem dirigidos; aliás um ponto alto do filme é a atuação de Andrew Garfield, ele honrou o discurso que deu na comic-con 2011

Aqui o Homem-Aranha não é um bobão quase retardado apaixonadinho pela moça que não dá bola pra ele, muito pelo contrário, o personagem é apresentado como agente ativo em todas as situações. E por ele ser mais "descolado" que o do trilogia anterior pode assustar um pouco os fãs, mas é importante ressaltar que o filme é baseado é uma saga da Marvel onde os personagem são mais críveis e são colocados em situações reais mesmo sendo um super herói com super poderes, estou falando do universo Ultimate. 

É, mas quando o filme passa para segunda metade pro final... Algumas coisas me incomodaram relativamente. Enquanto o filme mostra a vida de Peter Parker, o desenvolvimento do personagem e uma certa profundidade de suas motivações, ele é excelente, no entanto quanto ele tenta ser um filme de ação começa a ser um desastre. Primeiro que o vilão é muito fraco, sem profundidade e com um CG que beira ao ridículo, não empolga; e segundo que não há nenhuma cena de pura ação que seja realmente memorável, para um filme que se propõe a ser o recomeço de uma franquia de sucesso no mínimo sequências de ação memoráveis têm que existir. 
Os furos no roteiro são visíveis, alguns arcos de personagens não são desenvolvidos, o que acaba acontecendo é que não vi em momento algum a "história não contada". Quem for ao cinema esperando assistir um enredo diferente vai acabar se frustrando. O espetacular Homem-Aranha nada mais é do que a mesma história dos três últimos filmes contada de uma maneira diferente sem a inovação prometida. Os erros medonhos cometidos no Homem-Aranha 3 são de certa forma repetidos. O espetacular Homem-Aranha não tem nada de ESPETACULAR, é divertido, porém não passa disso. É, infelizmente, só é mais um filme do Homem-Aranha.
~~Sinopse e elenco de O Espetacular Homem-Aranha~~
A trama reconta a história de Peter Parker (Andrew Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Martin Sheen) e pela Tia May (Sally Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como tornou-se a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Emma Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais - o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.
No elenco estão Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Curt Connors), Sally Field (Tia May), Martin Sheen (Tio Ben), Denis Leary (George Stacy),Campbell Scott (pai de Peter), Julianne Nicholson (mãe de Peter), Irrfan Khan (o vilão Van Atten), entre outros.


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »