The Normal Heart: corações em guerra

Mark Ruffalo e Matt Bomer formam o par romântico principal.


Particularmente, o entusiasmo para assistir The Normal Heart veio das participações de dois atores premiados que eu gostaria de ver em situações diferentes após seus papéis de sucesso no cinema e na televisão. De um lado, Jim Parsons, o atual "dominador" do Emmy Award por suas impecáveis atuações como Sheldon Cooper na série de comédia número 1 da programação americana, The Big Bang Theory, sendo indicado seis vezes e levando o prêmio em quatro oportunidades. Por outro lado, Mark Ruffalo, ator que teve de segurar um grande pepino ao aceitar atuar como Hulk no principal filme do universo Marvel até aqui (único herói que ainda não tinha emplacado nas telonas) e o fez muito bem. Entretanto, o filme os retira de suas zonas de conforto, confrontando-os com um drama pra lá de emocionante.


The Normal Heart é um drama americano de 2014, dirigido por Ryan Murphy e escrito por Larry Kramer, baseado em sua própria peça teatral homônima de 1985. Como núcleo, a trama se fixa no alastramento de casos de um vírus fulminante entre homossexuais com vida sexual ativa (de causas e tratamentos desconhecidos até então), retratado no filme a partir de um recorte contextual que se inicia em 1981 (apenas a partir de 1985, a AIDS teve a devida emergência reconhecida pelo governo americano, bem como por inúmeros centros de pesquisa pelo mundo). Um dos melhores filmes que tive oportunidade de assistir, por uma série de elementos, dentre os quais valem ser destacados: o filme possui uma profundidade nos diálogos e relações que são sua marca registrada; construção muito bem feita do cenário caótico que tomou conta daquele período-foco (1981-1983) e de seus personagens; atuações simplesmente espetaculares e uma entrega comovente de Mark Ruffalo e, sobretudo, de Matt Bomer. Este último, choca ao perder consideravelmente seu peso da metade pro fim do filme, mudando assustadoramente sua aparência e retratando o impacto devastador do vírus. Aspecto do ator impressionou a mídia mundial.  

Matt Bomer em aparições marcantes após ser diagnosticado com o vírus.

Ruffalo, por sua vez, foi devidamente reconhecido pelo Sindicato de Atores, ao vencer o SAG Awards por sua brilhante atuação como Ned Weeks, escritor gay cujo o namorado (Felix - Matt Bomer) contrai o HIV. Ruffalo torna-se um militante em defesa da inclusão e regulamentação aos planos de saúde por portadores de AIDS. A partir de seu envolvimento afetivo com portadores, Ned Weeks se sensibiliza para a causa e começa a batalhar pelo reconhecimento da doença e pela formalização de um tratamento mais eficaz. No entanto, o processo é doloroso, cansativo, e conta com entraves econômicos e políticos para se resolver. Uma crise se instala entre comunidade gay e governo americano, troca de acusações e instabilidade popular, com sucessivos protestos.

Os casos se alastram e o número de mortes aumenta. Ned Weeks acusa o governo americano de negligência. 

Alguns nomes que compõe o elenco recheado de estrelas são: Julia Roberts, como Dra. Emma Brookner, que luta para descobrir as causas específicas da doença e seu tratamento; Alfred Molina, o Ben, irmão de Ned Weeks, bem sucedido nos negócios e advogado respeitado na cidade de Nova Iorque; Bruce Niles, como Taylor Kitsch, jovem e bonito militante gay que atua como a "parte saudável" do movimento, vitrine para atrair mais adeptos à causa e Jim Parsons, como Tommy Boatwright, um dos integrantes que trabalham na assistência às vítimas, departamento criado de maneira independente ao governo, para demarcar os casos e levantar fundos.

Confira o trailer! 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »