Steve McQueen: O Poder do Cinema




                                   Cinema é importante; ele pode ser mais do que reportagem ou um romance que cria imagens de pessoas nunca viram antes, 
nunca imaginou que veria, talvez porque eles precisavam
 de alguém para imaginá-los.

Steve McQueen

Poucos cineastas na atualidade conseguem passar a voracidade da realidade na telona com tanta beleza fotográfica em aspectos devastadores dos dramas humanos como o diretor Steve McQueen. A linguagem cinematográfica e a preferência por assuntos polêmicos norteia os três longa-metragem do referido cineasta. Já em seu primeiro filme, Hunger (2008), McQueen expõe a peculiaridade de seu modo de fazer cinema recriando a história e questionando as noções de Mártir e Herói.

Assista ao trailer de Hunger




A condição humana é o referencial máximo comum nas obras. Em Shame (2011), essa característica é elevada; ao contar a história de um homem viciado em sexo, onde a solidão é a sua maior companhia e contrastar isso com a busca incessante pelo prazer, Steve, deixa reverberado a sua perspectiva emocionante de encarar o cinema como arte.

Assista ao trailer de Shame



12 anos de escravidão, para muitos obra máxima se sua cinebiografia, vencedor do Oscar de melhor filme de 2014, e do Oscar de melhor atriz coadjuvante para Lupita Nyong'o. Neste filme, McQueen, realmente demonstra uma maturidade em lidar com grandes produções hollywoodianas. Relatando a história de um homem negro livre que foi sequestrado, 12 anos de escravidão marca a condição humanística que o cineasta expressa em sua últimas obras anteriores. 

Assista ao trailer de 12 anos de escravidão




Confira também o próprio Steve McQueen falando sobre o seu estilo de fazer cinema nessa.

Steve McQueen: The Power of Cinema from Edwin Adrian Nieves on Vimeo.
Steve McQueen encarna o cineasta que assume riscos e entende como o mistério e a poesia pode fundir-se com a capacidade do cinema para a realidade e trazer filmes emocionais que certamente vai resistir ao teste do tempo, grande arte supera a devastação do tempo. Filmes devastadores, mas bonitos, McQueen compartilha esta qualidade: eles são inesquecíveis para todos os elogios o cineasta recebe e não, Steve McQueen continuará a ser uma figura fundamental na história do cinema e nos corações de muitos para quem o cinema é tão devastador e belo como seus filmes e tão essencial como eles também. (A Bittersweet life)

E se você quiser saber mais sobre a vida e obra de Steve McQueen, acesse: https://www.artsy.net/artist/steve-mcqueen

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »