Curtindo a vida adoidado: um filme para se rever

Curtindo-a-vida-adoidado-Ferris-Buellers-Day-Off-poster-620x868Recentemente revi esta obra cinematográfica datada de 1986 e que se  tornou, sem dúvidas, um marco da comédia adolescente desde então. Dirigido por John Hughes, o filme conta a história de um adolescente que gazeia aula para se divertir, com um roteiro nada pretensioso “Curtindo a vida adoidado” estabelece o referencial do desejo adolescente de extrapolar os limites hierárquicos definidos socialmente.
Ao rever o filme, ele me trouxe lembranças maravilhosas da minha infância, das tardes em frente a TV em meio a “Sessão da Tarde”. Apesar do filme ser lançado antes de eu nascer, 1986, no Brasil, ele foi exaustivamente reprisado nos anos 90. Sendo um dos pioneiros do gênero: comédia adolescente, ele tornara um clássico por sua própria simplicidade e leveza em se tratar dos dilemas juvenis.
O filme que tem como título original: Ferris Bueller's Day Off, foca na história do adolescente Ferris Bueller (vivido por Matthew Broderick) que no último semestre do curso do colégio, o estudante sente um incontrolável desejo de "matar aula" e planeja um grande programa na cidade com a namorada Sloane Peterson (por Mia Sara), seu melhor amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones)  e de sua própria irmã Jeanie Bueller (Jennifer Grey).


"Como podem esperar que eu vá para a escola num dia como este?" BUELLER, Ferrris.


curtindo-a-vida-adoidadoOuso a dizer que Ferris Bueller representa mas que a ânsia juvenil de se divertir só pela diversão, representa um quebra de paradigma onde o politicamente correto reinava sobre toda e qualquer subversão. Já na primeira sequência de cenas, a que Ferris finge estar doente para mata aula, já me bateu uma nostalgia surreal. As aulas maçantes, professores chatos e desmotivados, faz com que qualquer um  lembre dos seus tempos de escola. Quem nunca quis ser um Ferris Bueller da vida!? Sair pela cidade com o amigo, a namorada e uma Ferrari? A realidade surreal de Ferris rodeou o imaginário dos adolescentes  que viveram nos anos 90 até hoje.

Por ser considerado por muitos um clássico da Sessão da Tarde, “Curtindo a vida adoidado” é um daqueles filmes que não cansamos de ver e rever… Por isso que o recomendo. E assim encerro minha dica de cinema pipoca, diversão garantida. Até a próxima!


Assista ao trailer

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »