The Road: a adaptação que deu certo

clip_image002Olá, amigos cinéfilos!
Com certeza é tarefa dificílima recusar assistir um filme apocalíptico justamente nessas épocas de expectativa de fim de mundo que vivemos em 2012. Pois, somos assim, não é mesmo?! Ao invés de nos afastarmos daquilo que mais tememos, ficamos alimentando constantemente os nossos medos na ânsia frenética de superá-los a qualquer custo. Porque vocês acham que filme de terror, de guerras ou de ficções bem malucas fazem tanto sucesso? Na verdade, acho que o mundo paralelo que os filmes recriam fazem sucesso em sua totalidade, pelo fato de que... Bem, já estou viajando demais (risos). Deixemos os apontamentos sobre a vida em sua amplitude para mais tarde e vamos logo ao que realmente interessa.
Nunca curti muito ver filmes online. Na verdade, minha internet é que não ajuda muito... Mas, no fim-de-semana passado decidi navegar num site e procurar algo bom pra assistir, até que encontrei o filme de título original The Road (A Estrada, se traduzido).
A ficção pós-apocalíptica foi adaptada para os cinemas após o sucesso do livro de mesmo nome, escrito pelo americano Cormac McCarthy. A obra do escritor McCarthy foi premiada com o Pulitzer Prize For Fiction, além de levar o prêmio James Tait Black Memorial Prize, de 2006. Já o filme dirigido por John Hillcoat foi lançado em 25 de novembro de 2009 e teve adaptação escrita por Joe Penhall. A história aqui pode ser resumida na luta pela sobrevivência de pai e filho num mundo devastado por um cataclismo desconhecido (por isso, vocês em momento algum saberão o que se passou na terra e qual o motivo específico de sua destruição).
O filme não vai decepcioná-los! É preciso apenas que vocês saibam dosar o nível de ansiedade por um final mágico, o que não ocorrerá. Esse é um daqueles filmes para serem degustados em cada cena, com igual proporção. A trama segue tocando a mesma balada até os seus momentos decisivos e, sendo assim, o final não fugirá dos encaminhamentos do início e do meio, ou seja, não surpreenderá em nada. Em alguns momentos a passagem do roteiro seguirá a risca o script de destruição da terra como, por exemplo, o desenvolvimento do canibalismo entre os sobreviventes. Entretanto, em outros momentos, desapontará. Pelo menos, me desapontou um pouco ver toda aquela batalha por suprimentos e, do nada, pai e filho encontram um esconderijo repleto de comida, como se por um momento caíssem num pedaço do paraíso em meio aquele inferno todo. Fora isso, o filme é uma boa contribuição para as suas imaginações.
Assista The Road e aprenda alguns truques com os protagonistas para tentar sobreviver num possível fim de mundo que nos aguarda no final de 2012. Mas, não se preocupem, voltarei com mais textos até lá...
(Aquele abraço... ♫)
 Wanderson Gomes
Veja o trailer abaixo.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »