Vou Rifar Meu Coração (2011)

 ★★ (bom)
O documentário Vou Rifar meu Coração da diretora Ana Rieper, mostra um romantismo à brasileira, apresentando através de músicas bregas e seus interpretes o imaginário romântico, sentimental e erótico pelo nordeste brasileiro. A diretora tomou para si o desafio de mostrar o brega e o romântico de uma forma sinônima qualificando o brega como um ritmo popular, romântico e principalmente de ritmo empatia sentimental do público.
O documentário apresenta grandes hits brega e seus artistas, porém, surpreende em dividir a narrativa com pessoas comuns que escutam e consomem o ritmo. O envolvimento das histórias de vida com as músicas traz uma completude a narrativa e a criação do imaginário que rodeiam o universo do brega.
Durante o Vou Rifar meu Coração encontramos diversos personagens como: o corno, o locutor de rádio, o bígamo, a outra (amante), os(as) traídos(as), a prostituta redimida por um homem apaixonado; aproximando o documentário ao íntimo do telespectador que sempre conhecerá alguns casos parecidos.
Gostei da forma como a diretora mostrar um nordeste bonito em sua simplicidade sem recorrer a efeitos visuais nem a estereótipos, fazendo bem sua função de documentário. Porém confesso que o filme me chamou a atenção por remeter a lembranças da minha infância através das músicas tocadas e das histórias que se conectam com muitos casos conhecidos por mim.

O documentário é muito bem elaborado, destacando seu aspecto de comédia que pode contagiar o público.


Assista o documentário completo

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »